Na Reta Final: Linha 4 Segue a Todo Vapor

Um dos principais compromissos de uma cidade é melhorar a mobilidade urbana e, para isso, está sendo construída a linha 4 do metrô do Rio de Janeiro, que já apresenta 93% de conclusão. Essa obra tão aguardada já estava sendo esperada há cerca de 40 anos e será o maior legado em mobilidade urbana que os cariocas e turistas ganharão com os Jogos Olímpicos. Outros legados são: Porto Maravilha, um novo meio de transporte no Centro do Rio, a duplicação do Elevado do Joá e a ciclovia a beira mar que ligará os bairros de São Conrado e Barra da Tijuca. Essa nova linha, que na verdade é uma extensão do atual sistema metroviário, ligará dois importantes bairros: Ipanema e Barra da Tijuca. As obras seguem a todo vapor e, atualmente, algo em torno de 8000 operários realizam os trabalhos finais para que tudo fique pronto a tempo dos jogos olímpicos.

trajeto
A nova linha terá 16 km de extensão e 6 novas estações.

Leia também:


A Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro fará a ligação entre Zona Sul e Oeste (Ipanema - Barra da Tijuca). Estima-se que 300 mil pessoas utilizem-na diariamente, retirando 2000 veículos das ruas nas horas de maior movimento. Isso significará uma redução muito grande de emissões de automóveis. A estação que mais receberá passageiros será a Estação Jardim Oceânico, recebendo 91 mil passageiros diariamente. Com a nova linha, o passageiro poderá utilizar todo o sistema metroviário da cidade - a já existente e a que está sendo construída - pagando somente uma única tarifa. Ao todo serão seis estações e 16 km de extensão, fazendo uma viagem de 13 km do início ao fim

Ponte Estaiada
Construída para ligar os túneis escavados em rocha no Morro Focinho do Cavalo à Estação Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca. São 26 conjuntos de cabos de aço (estais) para dar conta de 320 metros de comprimento e será o único trecho, onde os trens poderão ser vistos fora do subterrâneo. Essa é a primeira ponte estaiada a ser usada pelo metrô no Rio de Janeiro. Atualmente, a ponte sobre a Lagoa da Barra - que precisa urgentemente ser despoluída - está totalmente concluída e passa por testes de iluminação.
ponte estaiada

Revitalização do Entorno
A menos de três meses para o início das operações do metrô, os consórcios construtores realizam os serviços de reurbanização no entorno das áreas utilizadas para as obras das estações. Os serviços incluem projetos paisagísticos, readequações viárias, melhorias do sistema de drenagem e recuperação de calçadas.

Tempo de Viagem
Além dos benefícios ambientais - corte das emissões - um dos principais que a nova linha deixará é a otimização do tempo. Um trecho que antes era feito em 2 horas, poderá ser feito em 15 minutos. Isso se resumirá em mais qualidade de vida e mais tempo com a família. Confira os inúmeros trajetos que serão possíveis: 

tempo de viagem

tempo de viagem

tempo de viagem

Prazo
o secretário de transportes Rodrigo Vieira afirma que a obra segue dentro do cronograma e ficará pronta a tempo dos Jogos Olímpicos. Os trens já estão em fase de testes para o início de operação em julho de 2016. Será possível ir da Barra ao Centro em 34 minutos ou da Barra a Ipanema em 13 minutos. Tempos inimagináveis nos dias de hoje, devido ao grande número de automóveis nas ruas.

Comentários

feedburner

Insira seu e-mail para ser avisado sobre novas postagens:

Delivered by FeedBurner

Postagens mais visitadas deste blog

Pegada Hídrica dos Alimentos

Poluição do solo, hídrica, atmosférica, sonora e visual - Os diferentes tipos de poluição que existem

A Invasão das Gigogas no Rio de Janeiro

Os Processos de Resiliência Ambiental e Humana São Similares

Revolução Industrial, a Origem das Emissões