[Vídeo] Porto Maravilha - Interveção Urbana

Uma das maiores intervenções urbanas do mundo etá saindo do papel em razão dos grandes eventos que a cidade do Rio de Janeiro está recebendo. Ao longo da história, todas as cidades que sediaram eventos mundiais receberam enorme legado em infra estrutura e mobilidade urbana. 


porto maravilha

Conosco não foi diferente. A cidade inteira foi palco de obras de revitalização para receber bem os visitantes. O centro do Rio é o principal foco dessas obras, uma região de grande importância histórica que precisava dessa revitalização. E mesmo após os grandes eventos de proporções mundiais, as mudanças na cidade maravilhosa permanecerão como legados desses acontecimentos. 
traçado vlt
traçado do vlt

Leia também:



Uma das maiores intervenções urbanas do mundo está mudando a paisagem da zona portuária do Rio de Janeiro. 7 bairros estão na área de influência do projeto, juntos eles somam 5 milhões de m². E para abrir caminho para o novo, é preciso botar o velho abaixo.

museu do amanha
Museu do Amanhã às margens da Baía de Guanabara.

A demolição do elevado da Perimetral, com mais de 5 km de extensão, foi a obra mais polêmica. mas é apenas um pedaço do projeto. Para compensar a falta do elevado. dois túneis somando a mesma extensão serão entregues. O primeiro deles foi inaugurado no aniversário de 450 anos da cidade e ganhou o nome de "Rio 450". Uma das novidades mais importantes desse projeto é a inovação na área de mobilidade com o primeiro VLT (veículo leve sobre trilhos) do Rio. Serão 28 km interligando vários pontos da zona portuária.

elevado da Perimetral
A perimetral foi demolida para a criação de duas ruas, mais um túnel subterrâneo.


veículo leve sobre trilhos
O VLT - Veículo Leve Sobre Trilhos - é o bonde do século XXI.


A região está sendo revirada do avesso, são ao todo 700 km de novas redes subterrâneas de água, esgoto, energia, gás natural e telecomunicações, alem de novas ruas, avenidas, calçadas e ciclovias. Enquanto a nova zona portuária vai saindo do papel, haja paciência para tanto buraco, poeira, ruído e engarrafamentos.

túnel 450
O túnel 450 foi entregue como um presente para os
450 anos para a cidade do Rio de Janeiro.

Curta a Fanpage do blog no Facebook para ser notificado das últimas postagens e siga também no Twitter.

Comentários

feedburner

Insira seu e-mail para ser avisado sobre novas postagens:

Delivered by FeedBurner

Postagens mais visitadas deste blog

Pegada Hídrica dos Alimentos

Poluição do solo, hídrica, atmosférica, sonora e visual - Os diferentes tipos de poluição que existem

A Invasão das Gigogas no Rio de Janeiro

Os Processos de Resiliência Ambiental e Humana São Similares

Revolução Industrial, a Origem das Emissões