Mais um Capítulo da Maior Obra de Mobilidade Urbana do Rio de Janeiro
O equipamento que escava os túneis do metro - apelidado de tatuzão - concluiu neste domingo (10/4) a escavação que ligará Ipanema à Barra. O tatuzão começou a escavação em 23 de dezembro de 2013 na estação General Osório rumo ao Alto Leblon. No total, foram escavados 3620 metros somente nesse trecho. Essa etapa conclui a ligação entre as zonas sul e oeste. O governo estadual garante que concluirá e entregará a obra ao público em julho, antes das Olimpíadas que começam em 5 de agosto.
Leia também:
O TATUZÃO
Construído na Alemanha, o tatuzão foi adaptado para a escavação em solo carioca, uma mistura de rocha, areia e água. O equipamento é o maior tatuzão utilizado na América Latina, com 120 metros de comprimento. 11,5 metros de diâmetro e 2000 toneladas. Ao mesmo tempo em que escava, o equipamento também instala os anéis de concreto.
PRÓXIMAS ETAPAS
Agora os técnicos se concentram em instalar os trilhos restantes, a conclusão das obras de acabamento das estações, a implantação do sistema de sinalização da via e o posicionamento do tatuzão para reiniciar a escavação até a Gávea.
Comentários
Postar um comentário