Mais um Capítulo da Maior Obra de Mobilidade Urbana do Rio de Janeiro

O equipamento que escava os túneis do metro - apelidado de tatuzão - concluiu neste domingo (10/4) a escavação que ligará Ipanema à Barra. O tatuzão começou a escavação em 23 de dezembro de 2013 na estação General Osório rumo ao Alto Leblon. No total, foram escavados 3620 metros somente nesse trecho. Essa etapa conclui a ligação entre as zonas sul e oeste. O governo estadual garante que concluirá e entregará a obra ao público em julho, antes das Olimpíadas que começam em 5 de agosto.


tatuzão



Leia também:




O TATUZÃO

Construído na Alemanha, o tatuzão foi adaptado para a escavação em solo carioca, uma mistura de rocha, areia e água. O equipamento é o maior tatuzão utilizado na América Latina, com 120 metros de comprimento. 11,5 metros de diâmetro e 2000 toneladas. Ao mesmo tempo em que escava, o equipamento também instala os anéis de concreto.


PRÓXIMAS ETAPAS

Agora os técnicos se concentram em instalar os trilhos restantes, a conclusão das obras de acabamento das estações, a implantação do sistema de sinalização da via e o posicionamento do tatuzão para reiniciar a escavação até a Gávea.



Curta a Fanpage do blog no Facebook para ser notificado das últimas postagens e siga também no Twitter.


fonte: O Globo

Comentários

feedburner

Insira seu e-mail para ser avisado sobre novas postagens:

Delivered by FeedBurner

Postagens mais visitadas deste blog

Pegada Hídrica dos Alimentos

Poluição do solo, hídrica, atmosférica, sonora e visual - Os diferentes tipos de poluição que existem

A Invasão das Gigogas no Rio de Janeiro

Os Processos de Resiliência Ambiental e Humana São Similares

Revolução Industrial, a Origem das Emissões