Sustentabilidade nas Olimpíadas 2016

A abertura dos Jogos Olímpicos 2016 foi sem dúvida a cerimônia de abertura mais verde da história e vai ficar para sempre guardada na memória do nosso País. A festa aconteceu na sexta-feira (05/08) e o palco da cerimônia foi o estádio do Maracanã. Um dos assuntos mais exaltados no evento foi a sustentabilidade e lançou o questionamento: Será que estamos cuidando bem do nosso lar? A palavra sustentabilidade significa que algo pode ser feito por muito tempo, sem comprometer gerações futuras. Não é isso que acontece atualmente e, se continuarmos nesse ritmo, o futuro será incerto.

anéis olímpicos rio 2016
Anéis olímpicos: Essa foi uma das partes mais lindas da cerimônia.
Leia também:



Uma coisa é certa: Não podemos simplesmente continuar fazendo as mesmas coisas como sempre fizemos, não podemos simplesmente continuar vivendo como fazíamos no século XX, pois estamos no século XXI. Se olharmos para trás na história da humanidade, cada século teve uma linguagem própria, um tema próprio. Nesse século, tenho certeza que a sustentabilidade será o ponto principal.

Talvez a principal mudança a ser feita é migrarmos para uma economia de baixo carbono. em que as emissões de gases poluentes é reduzida e a geração de energia é feita a partir de fontes renováveis. Outra coisa que não dá mais é ficar queimando combustível fóssil para obter energia. Os coletores solares e painéis fotovoltaicos estão ai para aproveitarmos o calor do sol para esquentarmos nossa àgua e produzirmos energia.

Por fim, acredito que para que haja uma mudança de mentalidade, precisa haver um ponto de virada, algum evento que sirva como elemento transformador. E os eventos mundiais aqui sediados (Copa do Mundo e Olimpíadas) serão elementos transformadores e sairemos transformados após esse período.

Sei que posso estar sendo utópico demais ou otimista demais, porém o mundo já está cheio de pessoas negativas, que só sabem reclamar. Não serei mais um desse grupo.


Curta a Fanpage do blog no Facebook para ser notificado das últimas postagens e siga também no Twitter.

Comentários

feedburner

Insira seu e-mail para ser avisado sobre novas postagens:

Delivered by FeedBurner

Postagens mais visitadas deste blog

Pegada Hídrica dos Alimentos

Poluição do solo, hídrica, atmosférica, sonora e visual - Os diferentes tipos de poluição que existem

A Invasão das Gigogas no Rio de Janeiro

Os Processos de Resiliência Ambiental e Humana São Similares

Revolução Industrial, a Origem das Emissões