Saiba de vez o Que é Efeito Estufa e Aquecimento Global

Conceito de Efeito Estufa

O efeito estufa - fenômeno natural que mantém nosso planeta aquecido e favorece a vida. Os gases na atmosfera - CO2 - funcionam como um manto, mantendo parte do calor na terra e a outra parte volta para a atmosfera. A prova disso é que a cada ano, o mundo se torna mais quente. A quantidade desses gases, mantida sob controle, é benéfico para a raça humana.

Efeito Estufa
Os tais gases que, se mantidos sob controle, favorecem a
vida, chegaram a um nível que já não favorecem mais a vida.


Leia também:


O Que Acontece Hoje em Dia

Os tais gases que, se mantidos sob controle, favorecem a vida, chegaram a um nível que já não favorecem mais a vida. Pelo contrario, a natureza está devolvendo tudo o que sofreu. O CO2 em excesso na atmosfera impede que o calor se dissipe no ambiente. O resultado é um superaquecimento da terra.

Analogia

Suponhamos que o CO2 é o cobertor. Quando vamos dormir, nos cobrimos com o cobertor e este mantém parte do calor dentro de nosso corpo e parte fora, mas quando o cobertor é grosso demais, o calor não tem como sair. O mesmo acontece com o CO2, se a quantidade desse gás for muito alta, o calor não tem como voltar.


O Que Pode Ser Feito

Em uma cidade sustentável é fundamental que se reduza a quantidade de emissões. O gás CO2 é emitido por qualquer atividade que envolva o uso de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural), portanto qualquer esforço de diminuir a utilização de combustíveis fósseis é bem vinda. A busca por fontes de energias limpas- energia solar, energia eólica... - também ajuda o meio ambiente. 

Principal Diferença

Lembre-se: O aquecimento global é o efeito estufa levado ao extremo fazendo com que mais calor seja absorvido pela terra..

Curta a Fanpage do blog no Facebook para ser notificado das últimas postagens e siga também no Twitter.

Comentários

  1. Oi Gui,

    Um artigo muito interessante ilustra isso:

    "têm sido detectadas inúmeras consequências do aquecimento global, como subidas do nível relativo do mar, atribuídas ao degelo como consequência do aumento de temperatura durante o século XX, mudança no padrão climático em âmbito regional, ocasionando mudanças em padrões de chuva, etc. os impactos não são apenas ambientais, mas econômicos e sociais." (http://www.ige.unicamp.br/terraedidatica/v5/pdf-v5/TD_V-a4.pdf)

    De fato, já estamos sentindo essas alterações, como na agricultura, onde o cultivo está todo descontrolado. Fora as árvores residenciais, que estão frutificando e florescendo antes do tempo.

    Parabéns pelo seu post, como sempre precisamos repensar nossas atitudes.

    Calebe B.
    pramsopa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo seu comentário, calebe. E q bom que gostou do meu texto, escrevo pouco mas o importante pra mim é passar a mensagem.

      Adotei esse formato - escrever em tópico- pq as vezes as pessoas tem preguiça de ler um texto corrido. Pra falar a vdd, até eu (hehe). Fico P da vida com essas pessoas q dizem q aquecimento global não existe. Espero que esse texto simples e direto consiga fazer a cabeça dessas pessoas.

      Gosto muito do seu blog e do seu canal do youtube. Sempre que posso dou uma passadinha por lá e deixo meu 'joinha'.

      Excluir

Postar um comentário

feedburner

Insira seu e-mail para ser avisado sobre novas postagens:

Delivered by FeedBurner

Postagens mais visitadas deste blog

Pegada Hídrica dos Alimentos

Poluição do solo, hídrica, atmosférica, sonora e visual - Os diferentes tipos de poluição que existem

A Invasão das Gigogas no Rio de Janeiro

Os Processos de Resiliência Ambiental e Humana São Similares

Revolução Industrial, a Origem das Emissões