[Vídeo] Inauguração do Novo Elevado Joá

Finalmente, um dos maiores legados na área de mobilidade urbana que os Jogos Olímpicos deixarão para o Rio de Janeiro, foi inaugurado, nesse sábado (28/5). O novo viaduto foi construído ao lado do existente ( Elevado das Bandeiras), que foi construído na década de setenta.O novo elevado foi inaugurado a apenas três meses do início das Olimpíadas e promete aliviar o trânsito no eixo Zona Sul - Barra da Tijuca, garantindo um aumento da capacidade viária em 30% nesse trecho, podendo também ser usada em reversível nos horários de pico. Foram longos meses de trabalho duro até a conclusão da obra, que inclui também uma ciclovia à beira mar, porém esta ainda não está aberta ao público. São 5 Km de extensão, sendo 1,1 km sobre o elevado, batizado de Elevado Presidente Itamar Franco. O projeto conta ainda com duas faixas de rolamento, dois novos túneis e a nova Ponte da Joatinga.


novo elevado do joá
O novo elevado foi contruído ao lado do já existente.

Leia também:


Orçado em R$457,9 milhões,  a obra terá um significado emblemático para os cariocas, como um símbolo dos eventos aqui sediados. Além das melhorias viárias, como alargamento de vias, calcadas e áreas antigas foram urbanizadas e transplantadas.

O projeto (que parecia não acabar nunca.) já rendeu um post aqui no blog e você pode ler clicando aqui. Confira abaixo o registro de um passeio que eu fiz sobre o elevado alguns dias após sua inauguração oficial:




BURACOS NA VIA
Depois de alguns dias da inauguração, o novo elevado já apresentava alguns sinais de desgaste no asfalto. Infelizmente, as ruas no Brasil apresentam um desgaste rápido no asfalto. Seria a maneira de fazer asfalto que está equivocada? Voltei há pouco da Europa e lá o asfalto é lisinho, tão liso que podemos encostar a cabeça no vidro para dormir, pois o automóvel não fica trepidando.

Então fica aqui um aviso para quem faz o material para asfaltamento:  Está sendo feita alguma coisa errada, pois não pagamos imposto para acontecer isso... Vamos ver um tutorial no Youtube pois não está dando certo... (isso me deu uma ideia para um próximo post!)


buraco na pista
Buraco no Novo Elevado do Joá (Foto: G1)

  

Comentários

feedburner

Insira seu e-mail para ser avisado sobre novas postagens:

Delivered by FeedBurner

Postagens mais visitadas deste blog

Pegada Hídrica dos Alimentos

Poluição do solo, hídrica, atmosférica, sonora e visual - Os diferentes tipos de poluição que existem

A Invasão das Gigogas no Rio de Janeiro

Os Processos de Resiliência Ambiental e Humana São Similares

Revolução Industrial, a Origem das Emissões