Pesquisa Sobre a Expectativa dos Cariocas para os Jogos Olímpicos

Hoje venho falar sobre uma matéria que li na revista Veja-Rio do dia 4 de maio, publicação semanal veiculada junto com a revista Veja somente no estado do Rio de Janeiro. A matéria fala da expectativa dos cariocas sobre os Jogos Olímpicos, perante o acidente (bem previsível, até) ocorrido na Ciclovia Tim Maia. A pesquisa exclusiva, realizada pela Veja Rio entre os dias 25 e 27 de abril, revela que a maioria dos cariocas estão mais pessimistas com relação ao futuro e que o tal acidente (previamente citado) lançou uma sombra de desconfiança sobre as obras e o legado olímpico. Agora, os cariocas duvidam que as obras olímpicas ficarão prontas a tempo dos jogos, com segurança.

Rio 2016
Logotipo oficial dos Jogos Olímpicos, que
serão sediados na cidade do Rio de Janeiro.

Leia também:

ACIDENTE NA CICLOVIA
Vale lembrar que, a perícia constatou que a ciclovia estava apenas apoiada nas pilastras e que a força da onda foi 12 vezes maior que o peso da ciclovia. Na época, surgiu a informação de um eventual vículo do Secretário de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello, com a construtora que executou a obra, a Contemat/Concrejato. A prefeitura do Rio já publicou decreto, afastando a empresa de todos os processos de contratação e licitação de obras estruturais até o fim dos trabalhos de apuração do acidente. Uma obra de mobilidade urbana orçada em R$44,7 milhões, possivelmente uma grande porcentagem foi desviada para os bolsos de gente mau intencionada. Faltou cimento, não se levou em consideração o possível impacto das ondas, não se levou em consideração a força dos ventos... Enfim, muitas coisas não foram levadas em consideração. Essa mesma realidade se reflete em várias obras no Brasil, fato que torna aceitável a preocupação no evento mundial.

De acordo com a pesquisa, 97% acreditam que ela prejudicou a imagem da cidade e, apenas 43% a frequentaria depois das obras de manutenção.


matéria de revista
Pesquisa realizada pela revista Veja Rio sobre a expectativa
dos cariocas para os Jogos Olímpicos (Foto: Guilherme Matos)



NÚMEROS
Na pesquisa, encomendada pela revista veja Rio , entre os dias 25 e 27 de abril, foram ouvidas 200 personalidades que deram suas opiniões sobre o evento de agosto. 58% acham a situação ruim ou péssima e 89% acham que a sensação de insegurança aumentou (o autor do blog também compartilha dessas opiniões), no que se refere a como veem o futuro da cidade, apenas 46% veem com otimismo. Quando o assunto diz respeito as obras, 64% não acreditam que todas ficarão prontas a tempo dos Jogos, 59% não acreditam que o VLT será entregue com o trajeto completo no prazo prometido, 84% no caso da linha 4 do metro, apenas 18% confiam na qualidade das obras e 9% acreditam na transparência das obras.

capa de revista
Capa da publicação semanal de
Veja Rio (Foto: Guilherme Matos)





Comentários

feedburner

Insira seu e-mail para ser avisado sobre novas postagens:

Delivered by FeedBurner

Postagens mais visitadas deste blog

Pegada Hídrica dos Alimentos

Poluição do solo, hídrica, atmosférica, sonora e visual - Os diferentes tipos de poluição que existem

A Invasão das Gigogas no Rio de Janeiro

Os Processos de Resiliência Ambiental e Humana São Similares

Revolução Industrial, a Origem das Emissões