[Energia Renovável] Novidades no Setor de Energia Limpa

Nesta quinta-feira (30/6), aconteceu no Rio de Janeiro a abertura do congresso Brasil Solar Power - Conferencia e Exposição, evento oficial do setor fotovoltaico brasileiro, organizado pela associação oficial do mercado fotovoltaico (ABSOLAR) e pelo principal player de comunicação do setor elétrico brasileiro (Grupo Canal Energia). No primeiro dia do evento, (que só durou 2 dias) esteve presente o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, que falou sobre o futuro do setor de geração de energia no Brasil. O ministro disse que o governo brasileiro já está estudando formas de impulsionar e incentivar a geração de energia solar no país. Segundo o ministro "O Brasil compete com outras oportunidades, não há sol só no Brasil. Se não criarmos um ambiente mais competitivo, mais favorável, o recurso encontrará rentabilidade em outro local e isso é tudo que não queremos nesse momento."


ministro de Minas e Energia
O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, discursa na 
abertura do evento Brasil Solar Power (Fonte: Divulgação/MME)


Leia também:
O país teria muito o que lucrar com esse tipo de geração de energia, pois nas regiões Norte e Nordeste são as mais ensolaradas, tanto no que se refere a intensidade dos raios quanto ao número de horas com exposição de sol. A expansão da energia solar distribuída - gerada pelo próprio consumidor - é uma das possibilidades que se descortinam para a indústria solar no Brasil. Em países europeus, é mais frequente ver uma casa com painel solar produzindo a própria energia, e essa tendencia chegará ao Brasil mais cedo ou mais tarde.

Vale lembrar que o Acordo de Paris, firmado por mais de 190 países em dezembro de 2015 e assinado em março do ano seguinte, já enviou um forte sinal ao setor privado de que a economia global está se movimentando para as energias limpas. Agora é só uma questão de tempo até que todos os países se ajustem. 

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Postagens mais visitadas deste blog

10 Vantagens do Telhado Verde

RJ em Estado de Calamidade Pública

[Vídeo] Inauguração do Novo Elevado Joá