Telhado Verde: Solução Arquitetônica

Já havia falado aqui no blog sobre 10 vantagens de se ter um telhado verde, mas achei legal complementar o assunto para não deixar margem de dúvida. Telhado verde nada mais é do que uma inteligente solução de arquitetura sustentável, que proporciona economia de dinheiro e conforto térmico, isso porque a cobertura verde demora para esquentar mesmo em dias muito ensolarados. Isso ajuda a manter a temperatura interna do ambiente neutra em períodos de calor ou frio intensos. Com o crescimento das cidades, cada vez mais as residencias possuem menos espaços para áreas verdes. Então nada melhor que subir essas áreas verdes para a parte superior das casas e prédios. Pensando nisso, nasceu o conceito de eco telhado ou telhado verde, que nada mais é do que recobrir uma lage pavimentada com algum tipo de vegetação, como um gramado ou outros tipos de plantas locais. 


telhado verde
telhado verde reduz a sensação de ilhas de calor.


Leia também:


Regulador de temperatura

Nas regiões onde predomina o asfalto e o cimento, principalmente nas cidades, a sensacão térmica tende a ser maior do que em lugares arborizados. Isso porque superícies asfaltadas tendem a refletir os raios do sol e concentrar o calor em um só lugar. A instalação de telhados verdes em casas e prédios é uma inteligente solução para amenizar esse calor excessivo. Isso acaba regulando também a temperatura interna do imóvel.


Redução das Ilhas de Calor

Superfícies asfaltadas criam ilhas de calor, pois concentram as altas temperaturas em um só lugar. A instalação de telhados verdes sobre o asfalto ou cimento reduz esse efeito pois não reflete os raios do sol. Em uma cidade como o Rio de Janeiro essa técnica não seria nada mal.





Economia de Energia

Reduzindo a temperatura interna do imóvel, dispensa a utilização de ventiladores e aparelhos de ar. Em um centro urbano, um dos maiores consumos de energia é o ar-condicionado e o telhado verde pode ajudar a reduzir esse consumo.


Melhoria da Qualidade do ar

As plantas realizam trocas gasosas com o ambiente externo, retirando CO2 e devolvendo oxigênio. Essa é a razão de a qualidade do ar próximas a regiões arbóreas ser mais puro. O telhado verde também melhora a qualidade do ar ao redor do imóvel.

Componentes do Telhado Verde

componentes do telhado verde
Um telhado verde precisa ser feito em camadas.

Embeleza o Ambiente

Além de embelezar o ambiente, o telhado aumenta a umidade relativa do ar, dando a sensação de que o ar está mais limpo. Melhora o microclima ao redor e se torna um diferencial em sua construção, valorizando-o. Em alguns lugares, a Prefeitura costuma oferecer descontos especiais para imóveis que apresentem telhado verde. Os descontos no IPTU podem variar de 1,5% até 10% dependendo da extensão da área verde.


Curta a Fanpage do blog no Facebook para ser notificado das últimas postagens e siga também no Twitter.

Comentários

feedburner

Insira seu e-mail para ser avisado sobre novas postagens:

Delivered by FeedBurner

Postagens mais visitadas deste blog

Pegada Hídrica dos Alimentos

Poluição do solo, hídrica, atmosférica, sonora e visual - Os diferentes tipos de poluição que existem

A Invasão das Gigogas no Rio de Janeiro

Os Processos de Resiliência Ambiental e Humana São Similares

Revolução Industrial, a Origem das Emissões