[Energia Limpa] Dica para Reduzir a Conta de Luz

Em épocas de bandeira vermelha na conta de luz, é sempre bom atentar para o tipo de lâmpada que se usa e comparar com os demais tipos que o mercado oferece.

Lâmpadas de LED
A lampada de LED é a que menos consome energia e as que mais iluminam.


LÂMPADAS INCANDESCENTES
Em uma lâmpada incandescente comum, apenas 10% de energia elétrica é convertida em luz e o resto - 90% - convertida em calor, por esse motivo não apresenta muitos benefícios. Por conta de tamanho desperdício, a União Européia optou por abolir esse tipo de lâmpada desde 2012, no Brasil não se fabrica mais esse tipo de lâmpada. Essa ai já é coisa do passado.

Leia mais:

LÂMPADAS FLUORESCENTES
Esse tipo de lampada apresenta uma inovação em relação a sua antecessora - a incandescente -,a lâmpada fluorecente emite a maior parte da energia em forma de luz do que calor. Apresenta boa taxa de luminosidade, porém possui mercúrio e fósforo em sua composição. Por apresentar esses dois elementos químicos, a lâmpada é considerada um contaminante químico e não deve ser descartada em lixo comum ou em aterros sanitários, sob o risco de poluir o ar, lençóis freáticos...

LÂMPADAS DE LED
A mais nova tecnologia que apresenta muitos benefícios. O LED - Light Emiting Diode - nada mais é do que um diodo emissor de luz, que possui tamanho bastante reduzido em comparação com outros tipos e  apresenta boa taxa de luminosidade. No mercado, encontramos modelos bem variados quanto a voltagem e vida útil. As lâmpadas de LED são muito mais eficientes que as demais, pois produzem a mesma quantidade de luz - lúmen - utilizando bem menos energia. A produção de calor nesse processo é praticamente nula, o que ajuda na eficiência energética.


COMO FAZER O CÁLCULO
Para calcularmos quanto a lâmpada gastará, usaremos uma lâmpada de LED de 5W que comprei, cuja vida útil é 15000 horas. Com a tarifa atual de bandeira vermelha, o custo do KWh custa em média R$0,60. Vamos calcular o gasto total:
lampada led embalagem
A lampada de LED apresenta boa taxa de luminosidade, utilizando bem menos energia e a
produção de calor nesse processo é praticamente nula, o que ajuda na eficiência energética.
.


5W x 15000/1000 = 75KWh
75 x 0,60 = R$45

O custo de uma lâmpada dessas pode ser mais elevado em relação as outras por conta de ser uma tecnologia relativamente nova. Porém os custos no longo prazo compensarão.


fontes: Tecmundo e Wikipédia


Postagens mais visitadas deste blog

10 Vantagens do Telhado Verde

RJ em Estado de Calamidade Pública

[Vídeo] Inauguração do Novo Elevado Joá