Você já Ouviu Falar de Greenwashing?

Ao redor do mundo, somos cada vez mais bombardeados com notícias e alertas, enfatizando uma conscientização dos problemas ambientais e a importância da adoção de atitudes sustentáveis. As marcas, se aproveitando desse fenômeno, descobriram uma maneira de usar isso em favor delas. Estampam em seus rótulos mensagens exaltando uma falsa preocupação com o meio ambiente, algo que seria uma maquiagem verde. Tal prática tem como objetivo criar uma imagem positiva diante da opinião pública e ganhar a simpatia dos consumidores. Dessa forma, a senhora dona de casa, que vai ao supermercado, opta por esses produtos com rótulos 'verdes'. Em sua mentalidade, ela acredita que está ajudando o planeta comprando aquele produto. Na realidade, muitas vezes, o que é passado no rótulo não é real. 
greenwashing
Greenwashing ou maquiagem verde: prática 
é um tipo de propaganda enganosa.


Leia também:



O Greenwashing é aquela maquiagem verde que as marcas passam em seus rótulos, tentando mostrar uma preocupação genuína com o meio ambiente. Muitas vezes, a preocupação que a marca diz que tem não existe ou mesmo nenhuma ação de sustentabilidade. Em outras palavras, a prática do greenwashing é um artifício que as empresas utilizam em seus rótulos para dar ao consumidor a falsa impressão de preocupação com o meio ambiente. A boa notícia é que um estudo apontou que os produtos brasileiros são um do que menos se vale desse tipo de artifício enganoso. Vale lembrar que isso, de alguma forma, caracteriza-se como propaganda enganosa.

Se os governos não levam o assunto sustentabilidade a serio, a busca pela sustentabilidade deve vir da iniciativa privada. Nosso país, que tanto é atacado pelas suas práticas ecologicamente insustentáveis, mostra uma realidade diferente quando o assunto é a imagem das marcas. Parece que as empresas estão, aos poucos, se conscientizando que os problemas ambientais representam um risco iminente para a humanidade. Uma pesquisa promovida pelo instituto Market Analysis concluiu que os produtos brasileiros são os que menos usam apelos em suas embalagens para dar ao consumidor a falsa impressão de preocupação com o meio ambiente. Nesse sentido, o Brasil chegou a ficar em segundo lugar na ranking dos países que mais se preocupam com consumo consciente.

Para ler a pesquisa, clique aqui!


Postagens mais visitadas deste blog

Identificação Civil Nacional (ICN)

10 Vantagens do Telhado Verde

[Sustentabilidade] Acordo de Kigali