Dica de Documentário: Uma Verdade Inconveniente

Eu já havia visto esse documentário na época de sua estréia, mas gosto de ver filmes repetidas vezes, pois sempre nos acrescenta algo ou percebemos algo que não tínhamos percebido. Dia desses vi o documentário novamente na Netflix e venho trazer pra vocês alguns pontos destacados no filme .


UMA VERDADE INCOVENIENTE


Leia também:



Para quem não conhece, o filme documenta uma das palestras do ex vice-presidente Al Gore, em que ele apresenta uma análise sobre a questão ambiental e  mostra os mitos e equívocos entorno do aquecimento global. Ele também aponta possíveis soluções para que o planeta não sofra uma catástrofe climática nas próximas décadas. Interessou? Então aqui vão alguns pontos que separei sobre o filme e o seu trailer para deixar um gostinho de 'quero mais'.

PARTE MAIS VULNERÁVEL DO PLANETA
A parte mais vulnerável e fina do sistema ecológico do planeta é a atmosfera e nós a estamos enchendo de poluição e mudando sua composição.

PEQUENA EXPLICAÇÃO SOBRE O AQUECIMENTO GLOBAL
A radiação solar vem em ondas de luz que que aquecem a terra. Parte dessa radiação é absorvida e outra parte volta para a atmosfera. Isso é até certo ponto benéfico, pois mantém a temperatura média do planeta dentro de certos limites. O problema é que a fina camada está sendo engrossada por causa dos gases do aquecimento global - basicamente a fumaça gerada pelos carros e queimadas. Com a camada de ozônio mais grossa, mais calor fica retido aqui na terra e isso causa um superaquecimento.

ENCHENTES/SECAS
O aquecimento global causa não apenas mais enchentes, mas também mais secas. Isso acontece pois o aquecimento da terra e das águas causa não só o aumento das precipitações,- chuvas - mas também muda as precipitações de lugar. Essas mudanças climáticas se concentram com mais intensidade no norte da África em forma de secas severas.  

MAIS EVAPORAÇÃO
Outro fenômeno intensificado pelo aquecimento global é a evaporação nos oceanos e isso alimenta as nuvens, porém também suga a umidade do solo. Isso tem consequências dramáticas nas plantações.

PARA OS PROFISSIONAIS QUE DIZEM QUE ISSO É UM MITO
Para os profissionais que dizem com toda propriedade que isso não é verdade ele cita uma fala do escritor Upton Sinclair:
É difícil fazer um homem entender uma coisa se o seu salário depende daquilo que ele não entende.


Curta a Fanpage do blog no Facebook para ser notificado das últimas postagens e siga também no Twitter.




Comentários

feedburner

Insira seu e-mail para ser avisado sobre novas postagens:

Delivered by FeedBurner

Postagens mais visitadas deste blog

Pegada Hídrica dos Alimentos

Poluição do solo, hídrica, atmosférica, sonora e visual - Os diferentes tipos de poluição que existem

A Invasão das Gigogas no Rio de Janeiro

Os Processos de Resiliência Ambiental e Humana São Similares

Revolução Industrial, a Origem das Emissões