Recuperação de Rios Poluídos com Jardins Flutuantes

Em ama grande iniciativa de sustentabilidade, uma empresa conseguiu despoluir um córrego onde era despejado lixo e esgoto. Plantas não são apenas enfeite, mas ajudam a purificar um meio ambiente degradado devido a sua capacidade de realizar trocas com o ambiente externo. Elas são nossas grandes aliadas no combate contra a poluição.


jardins flutuantes
plantas podem agir no combate contra a poluição do meio ambiente.

Poluição da Água

Plantas também podem agir como "faxineiras" naturais, limpando a sujeira de ambientes externos. Uma das formas de tratamento de águas poluídas não muito utilizado é a utilização de certas plantas aquáticas, que agem como filtros biológicos. Essas mesmas plantas tem a capacidade de retirar da água nutrientes e substâncias toxicas. 

Leia também:



Tratamento da Água

Essa é uma ótima ideia para despoluir gastando pouco. Um sistema de tratamento de água ecológico super simples foi instalado no canal poluído e, em questão de dias, as águas voltaram a ter vida. A tecnologia foi criada pela empresa escocesa Biomatrix Water e ajudou a revitalizar o canal Paco, da cidade de Manila, nas Filipinas.



Jardins Flutuantes

O canal que antes era local de despejo de lixo e esgoto, ganhou uma nova cara graças a jardins flutuantes, em formato de ilhas artificiais. Claro que para dar certo, foi fundamental a cooperação da população em não jogar lixo no canal e da prefeitura com o saneamento básico.


Benefícios

  • Melhoria da qualidade da água;
  • Aumento da biodiversidade aquática;
  • Revitalização da paisagem;
  • Custo da despoluição é menor;
  • Filtragem de poluentes.


Como era



Como Ficou







fonte: Planeta Sustentável



Postagens mais visitadas deste blog

Identificação Civil Nacional (ICN)

Posse de Novo Secretário Geral da ONU

[Mudanças Climáticas] Delegação Brasileira Avalia a COP 22