Rio Tâmisa - exemplo de sustentabilidade

O mundo está cheio de bons exemplos, infelizmente as pessoas só dão atenção aos maus exemplos. Afinal é isso que dá audiência na grande mídia: corrupção, poluição de rios por alguma empresa, etc. Eu acredito que se as pessoas mudarem o foco, dos maus exemplos para bons exemplos, o mundo seria um lugar bem melhor. Veja um bos maiores exemplos de sustentabilidade no mundo.

rio tâmisa
O exemplo do Rio Tâmisa mostra que um rio pode ser despoluído.

Leia também:

Rio Tâmisa

Hoje é uma das mais belas paisagens de Londres, mas nem sempre foi assim. O que é hoje um lago límpido, onde remadores, velejadores e pescadores usam para exercer suas atividades, já foi um lago tão poluído que chegava a espantar turistas. Era considerado o rio mais sujo da Europa em meados de 1858, sendo apelidado de "Grande Fedor". O mau cheiro era tanto que parlamentares suspenderam as sessões. Porém, em um grande exemplo de sustentabilidade, investiram cerca de 120 anos na despoluição de um do rios mais importantes da Inglaterra. O esforço deu resultado e hoje atrai milhares de turistas anualmente, o que gera investimentos para o país.


Como Foi Feito?


Entre 1850 e 1860 e em 1950 foram construídos sistemas de captação e coleta de esgoto. Estava despoluído em 1970. Nos dias atuais, virou atração turística tendo em suas margens a galeria tate Modern e a roda-gigante London Eye. Porém, para que o sistema de coleta de esgoto continue funcionando, precisa haver uma manutenção regular.



Grande Exemplo


Se eles conseguem, outros países também podem conseguir. Com esse belo exemplo de sustentabilidade, os ingleses nos mostraram que podemos também despoluir nossas lagoas. Se eles conseguiram despoluir um rio de 346 km, também podemos despoluir nossas lagoas. O que falta é vontade política. Realmente espero que as coisas mudem e os governantes passem a ter mais consciência ecológica.

Passeio de Barco pelo Rio Tâmisa



Postagens mais visitadas deste blog

Identificação Civil Nacional (ICN)

Posse de Novo Secretário Geral da ONU

[Mudanças Climáticas] Delegação Brasileira Avalia a COP 22