Globalização e Seus Efeitos

Apesar dos possíveis efeitos no campo social e político, a dimensão da globalização que mais avançou foi certamente a econômica. Como não podia deixar de ser, as transformações por ela - globalização - trazidas tiveram consequências profundas sobre a forma de produção, comercialização e acarretaram mudanças na maneira como se organizam as empresas.

globalização e seus efeitos
A revolução tecnológica, ocorrida a partir dos anos 1990, torna o
cenário global totalmente distinto do que era feito anos antes.

Leia também:

A revolução tecnológica, ocorrida a partir dos anos 1990, torna o cenário global totalmente distinto do que era feito anos antes. Uma das principais diferenças entre as duas épocas está na nova divisão internacional do trabalho. A combinação de inovações nas áreas de transporte e comunicações mais as reduções tarifárias, permite que as empresas fragmentem sua produção.

Empresas passam a comprar ou produzir insumos nos locais onde isso é feito de forma mais eficiente. Isso leva a certa especialização baseada nas vantagens comparativas de cada nação. O resultado disso tudo é a formação de cadeias produtivas globais, nas quais as atividades passam a ser alocadas onde puderem ser exercidas pelos menores custos.

Muitas empresas passaram a ser, pela primeira vez na história, realmente globais. Esse movimento, combinado com a liberalização e intensificação dos fluxos financeiros internacionais, compõe a face mais conhecida da globalização.

Postagens mais visitadas deste blog

10 Vantagens do Telhado Verde

RJ em Estado de Calamidade Pública

[Vamos Apoiar] 10 Medidas Contra a Corrupção