[Vídeo] O Risco dos Escorpiões - Como controlar a Proliferação desses Insetos

Principalmente no verão e em épocas quentes, é comum ouvirmos relatos de pessoas que encontraram escorpiões no quintal ou na rua. O perigo é quando eles se escondem dentro de casa, animais tão pequenos podem passar despercebidos e causar estragos inimagináveis. Segundo o biólogo e pesquisador Randy Baldresca, a população desses bichinhos daí deverá aumentar até 70% nos próximos dois anos.

escorpião
Prevenção: usar calçados adequados, manter o ambiente da casa sempre livre
de sujeira, evitar deixar louça suja na pia, tampar ralos e limpar o lixo do banheiro.



Leia também:

"Se o acúmulo de lixo permanecer nas ruas, a população continuar mal informada em como lidar com o animal e o número de edificações for ampliado, a situação vai se agravar. Esse animal é completamente adaptável ao meio urbano. Ele consegue se instalar em uma residência por até um ano sem precisar se alimentar." diz Baldresca. "Os inseticidas usados para combater insetos não funcionam para controlar escorpiões."

O biólogo também explica que esse bichinho se reproduz duas vezes ao ano, porém, ao sofrer qualquer tipo de stress - quando jogamos veneno ou cutucamos - este entra em processo de reprodução assexuada, soltando de 20 a 30 filhotes no ambiente.

Prevenção

O biólogo recomenda que todos - principalmente crianças e idosos, principais vítimas - usem calçados adequados e que o ambiente da casa esteja sempre livre de sujeira. Evitar deixar louça suja na pia, tampar ralos e limpar o lixo do banheiro. As baratas são a principal fonte de alimentação desses carinhas, portanto mantenha-as longe.

É importante lembrar que quanto mais próximo um local for de um cemitério, terreno baldio, trem ou riacho, maior a presença desse aracnídeo. Como o veneno não é eficaz, o mais adequado é usar uma faca para cortá-lo ao meio ou um objeto para esmagá-lo.


O Problema do Lixo


A saída é todos fazermos nossa parte no descarte do lixo. Lembrando que, se descartado de forma inadequada, o lixo pode atrair roedores e insetos - causando doenças - e causar alagamentos, entupindo bueiros e dificultando a passagem das águas. Como vimos, todos nós ganhamos jogando o lixo no lixo.

Para mais informações, acesse o site oficial da Associação dos Controladores de Pragas.

Curta a Fanpage do blog no Facebook para ser notificado das últimas postagens e siga também no Twitter.

Fonte: EXAME

Comentários

feedburner

Insira seu e-mail para ser avisado sobre novas postagens:

Delivered by FeedBurner

Postagens mais visitadas deste blog

Pegada Hídrica dos Alimentos

Poluição do solo, hídrica, atmosférica, sonora e visual - Os diferentes tipos de poluição que existem

A Invasão das Gigogas no Rio de Janeiro

Os Processos de Resiliência Ambiental e Humana São Similares

Revolução Industrial, a Origem das Emissões