[Mudanças Climáticas] Começa a COP 22

Começou a COP22 em Marrakech, conferência que tem o objetivo a discussão de medidas para frear o aquecimento global. Em Marrakech, mais de 190 países negociarão os primeiros passos da regulamentação do Acordo de Paris, que começou a vigorar nesta sexta-feira (04/11) e reúne esforços globais para frear a mudança do clima. No país onde vimos um dos mais belos exemplos de geração de energia limpa, a nova reunião para tratar de assuntos climáticos será sediada. Na COP21, foi alcançado o Acordo mais importante sobre o tema que já entrou em vigor.

cop 22
A COP 22 apoiará os países mais vulneráveis.

O Papel do Brasil

O Brasil negociará medidas para garantir uma economia de baixo carbono na próxima cúpula das Nações Unidas sobre mudança do clima, que ocorrerá em Marrakech, Marrocos, a partir da próxima semana. Em conferência de imprensa nesta quinta-feira (03/11), o chefe da delegação brasileira, o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, declarou que o país se esforçará no sentido de estabelecer alternativas de financiamento para conter o aquecimento global. 


Em Marrakech, a comunidade internacional definirá detalhes acerca da implementação do Acordo de Paris. 

Principais propostas que o Brasil Defenderá

- Transparência ligada às Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs).- Adaptação à mudança do clima, em uma proposta conjunta com Argentina e Uruguai sobre o tema, dentro das NDCs. - Mecanismos de mercado e formas de medir e verificar emissões. 
- Marco sobre transferência de tecnologias


Vídeo Oficial do Evento



Acordo de Kigali


Em outubro, foi alcançado outro importante acordo, em Kigali, Ruanda. Isso nos mostra que a sustentabilidade está sendo levada a sério e o tema será o fio condutor do novo milênio. Não restam dúvidas que a ação do homem está causando o aquecimento do planeta.

Problemas Ambientais

O uso de combustíveis fósseis aumenta cada vez mais a frequência dos gases poluentes na atmosfera. Oceanos apresentam cada vez mais lixo. A biodiversidade também é comprometida.


Conferência Sobre o Clima

“A COP 22 ocorre em um momento favorável já que, em menos de um ano, conseguimos colocar o Acordo em vigor”, analisou o subsecretário-geral de Meio Ambiente do Itamaraty, embaixador José Antonio Marcondes de Carvalho.

Comentários

feedburner

Insira seu e-mail para ser avisado sobre novas postagens:

Delivered by FeedBurner

Postagens mais visitadas deste blog

Pegada Hídrica dos Alimentos

Poluição do solo, hídrica, atmosférica, sonora e visual - Os diferentes tipos de poluição que existem

A Invasão das Gigogas no Rio de Janeiro

Os Processos de Resiliência Ambiental e Humana São Similares

Revolução Industrial, a Origem das Emissões