Temer entrega ratificação do acordo do clima de Paris na ONU

Depois de ser aprovado na câmara dos deputados, no senado e ter sido assinado em evento no Palácio do Planalto, o presidente Michel Temer entregou nesta quarta-feira (21), na ONU, a ratificação, por parte do Brasil, do acordo do clima de Paris. O ato ocorreu em evento na sede da ONU, em Nova York, e teve a participação de outros países, que também entregaram a ratificação, e do secretário-geral da entidade, Ban-Ki Moon.


acordo de paris 2016
O presidente Michel Temer entrega o instrumento de
ratificação na sede da ONU em Nova York.

O Acordo de Paris foi celebrado por mais de 175 países no primeiro semestre de 2016. Em uma etapa posterior, cada país deve ratificar o texto internamente. O documento prevê medidas, a serem adotadas por todos os signatários, para conter a emissão dos gases do efeito estufa e tentar fazer que o aquecimento global fique limitado a 1,5º C, na comparação com o período pré-industrial

Além do Brasil, outros 29 países entregaram a ratificação nesta quarta. Entre eles estão México, Argentina, Honduras, Islândia, Mongólia e Emirados Árabes. Isso é um bom sinal, pois evidência a união de um grupo de países contra as mudanças climáticas. Com a entrada de mais países para o Acordo, 60 países entregaram seus instrumentos de ratificação até o fechamento deste artigo. Isso significa que 30 dias após o Acordo ter sido ratificado internamente por 55 países, o novo pacto sobre o clima entrará em vigor. Porém, para que entre em vigor, é preciso que a soma das emissões de gases do efeito estufa emitido pelos países dê 55%. Até agora está em 47,76%.

“Congratulo todos os líderes mundiais e estou cada vez mais confiante de que o Acordo de Paris entrará em vigor ainda neste ano”, declarou o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. 

Quais são as metas do Brasil?
A meta do Brasil no acordo é cortar emissões de gases de efeito estufa em 37% até 2025, com o indicativo de redução de 43% até 2030, ambos em comparação aos níveis de 2005




Principais pontos do acordo de Paris:
- Países devem trabalhar para que aquecimento fique muito abaixo de 2ºC, buscando limitá-lo a 1,5ºC
- Países ricos devem garantir financiamento de US$ 100 bilhões por ano
- Não há menção à porcentagem de corte de emissão de gases-estufa necessária
- Texto não determina quando emissões precisam parar de subir
- Acordo deve ser revisto a cada 5 anos

Curta a Fanpage do blog no Facebook para ser notificado das últimas postagens e siga também no Twitter.

Comentários

feedburner

Insira seu e-mail para ser avisado sobre novas postagens:

Delivered by FeedBurner

Postagens mais visitadas deste blog

Pegada Hídrica dos Alimentos

Poluição do solo, hídrica, atmosférica, sonora e visual - Os diferentes tipos de poluição que existem

A Invasão das Gigogas no Rio de Janeiro

Os Processos de Resiliência Ambiental e Humana São Similares

Revolução Industrial, a Origem das Emissões