Cerimônia de abertura das paraolimpíadas 2016

No dia do aniversário de 194 anos da independência do Brasil (quarta-feira, 07/09) aconteceu no estádio do Maracanã a cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos 2016. Após os eventos olímpicos, os jogos continuam com os Paralímpicos e a cidade olímpica está preparada para receber os atletas. Mostramos que, apesar da forte crise política e econômica que aterroriza o País, conseguimos sediar e organizar bons eventos mundiais.

símbolo paralímpico
Esse é o símbolo paralímpico. (veja o significado mais abaixo.)

Como brasileiro adora uma baderna, Michel Temer foi novamente variado por mais de 1 minuto, interrompendo o discurso de Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro. O nome paraolimpíada significa que são jogos realizados em paralelo com as olimpíadas. A cerimônia terminou com o nosso nadador paralímpico Clodoaldo Silva, dono de seis ouros, cinco pratas e seis bronzes, acendendo a pira paralímpica no alto de uma escada e, na sequência, houve um show do cantor brasileiro Seu Jorge. A chuva chegou nesse finalzinho de evento, mas não conseguiu atrapalhar a festa.

clodoaldo silva
Clodoaldo Silva acende a pira olímpica no final do evento (Foto: Marcelo Sayão/El Pais)


Simbolo Paralímpico
O símbolo paralímpico (o mesmo que ilustra essa matéria) contém as três cores mais usadas nas bandeiras de países: vermelho, azul e verde. As cores estão na forma elementos geométricos denominados Agitos, palavra em latim que significa ‘eu me movo’. Os três Agitos representam os três elementos do corpo humano: mente, corpo e espírito.

Os valores Paralímpicos são: coragem, determinação, inspiração e igualdade.


Curta a Fanpage do blog no Facebook para ser notificado das últimas postagens e siga também no Twitter.

Comentários

feedburner

Insira seu e-mail para ser avisado sobre novas postagens:

Delivered by FeedBurner

Postagens mais visitadas deste blog

Pegada Hídrica dos Alimentos

Poluição do solo, hídrica, atmosférica, sonora e visual - Os diferentes tipos de poluição que existem

A Invasão das Gigogas no Rio de Janeiro

Os Processos de Resiliência Ambiental e Humana São Similares

Revolução Industrial, a Origem das Emissões