Projeto Ambiental na Alemanha Cria Bairro Autossustentável

Bem vindo ao blog Educação Ambiental, um blog que incentiva a responsabilidade ambiental em todos nós, com objetivo de criar um meio ambiente mais sustentável para as futuras gerações. Aqui você encontrará dicas de sustentabilidade e notícias sobre o mundo ambiental. Entre e fique à vontade.

Para receber os artigos em sua caixa de entrada, clique aqui e deixe seu e-mail.

No post de hoje venho falar desse maravilhoso exemplo que vem diretamente da Alemanha. Os países europeus são os que saíram na frente na adoção de energias limpas. Um bairro solar autossuficiente, que produz a própria energia, na verdade produz muito mais do que só o que consome. Enquanto isso, aqui no Brasil...

alemanha curiosidades
Bairro Alemão produz a própria energia através de painéis fotovoltaicos.


Energia Solar

A prefeitura projetou um bairro com casas autossuficientes e instalou placas nos telhados para captar a luz solar. O bairro de Schlierberg, em Friburgo, Alemanha, é capaz de produzir quatro vezes mais energia do que consome, provando que uma construção ecológica pode ser muito lucrativa. O pensamento é o seguinte: Gastando-se um pouco mais no curto prazo, logo receberei tudo de volta no longo prazo. 


O Bairro

O lugar é composto de cerca de 11 mil m2, possui densidade média, acessibilidade, espaços verdes e exposição solar, 59 residências e um grande edifício comercial, chamado Solar Ship (navio Solar). As construções são feitas apenas com materiais de construção ecológicos. Tudo isso cria uma comunidade com baixo impacto ambiental.



Reaproveitamento da Água

As coberturas possuem sistemas de captação de água da chuva. A água é utilizada na irrigação de jardins e nas descargas de vasos sanitários. A característica que mais chamma a atenção no lugar é a abundância de painéis fotovoltaicos, que viabilizam a geração de quatro vezes mais energia do que é consumida.


Turismo Cultural

O perfil ecologicamente correto das residências deste bairro alemão atrai anualmente cerca de 25 mil turistas, injetando milhões de euros na economia.

Fonte: Razões para Acreditar


Inscreva-se no Youtube, curta a Fanpage do blog no Facebook para ser notificado das últimas postagens, me siga no instagram e siga também no Twitter e no tumblr.

Comentários

  1. Oi Gui,

    Já havia noção desse projeto. Esse será o futuro, não sei se no Brasil, mas no mundo ;)

    Abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

feedburner

Insira seu e-mail para ser avisado sobre novas postagens:

Delivered by FeedBurner

Postagens mais visitadas deste blog

Pegada Hídrica dos Alimentos

Poluição do solo, hídrica, atmosférica, sonora e visual - Os diferentes tipos de poluição que existem

A Invasão das Gigogas no Rio de Janeiro

Os Processos de Resiliência Ambiental e Humana São Similares

Revolução Industrial, a Origem das Emissões