[Sustentabilidade] Brasil Consolida Liderança em Ações de Controle ao Aquecimento Global

O Brasil confirma sua liderança e sai na frente na corrida pelo combate ao aquecimento global. A matriz energética brasileira, por incrível que pareça, já é uma das mais limpas do mundo. O único problema era que a geração de energia era essencialmente dependente da água da chuva e nos meses em que a quantidade de chuva era reduzida, a tarifa de energia vinha mais cara.

combate ao aquecimento global
Crise hídrica encarece a geração de energia.

Energia Solar

Porém, isso está mudando aos poucos com o incentivo da energia solar. Em novembro tivemos um grande exemplo disso com a instalação de painéis fotovoltaicos na Esplanada dos Ministérios. Fora isso, o País vem assumindo posição de destaque na discussão mundial sobre mudanças climáticas. Seguindo ainda no caminho da sustentabilidade, uma tendência mundial hoje em dia, o Brasil foi um dos primeiros países a ratificar o Acordo de Paris, que entrou em vigor no início de novembro. No acordo, foi assumido o compromisso de corte de emissões de gases do efeito estufa em 37% até 2025.

Desmatamento na Amazônia

Na área florestal, o País se comprometeu a reduzir o desmatamento na Amazônia Legal, garantindo o reflorestamento de áreas degradadas. No campo da mobilidade urbana, um tema muito importante em uma cidade inteligente e sustentável, o governo federal inaugurou no Rio de Janeiro, a linha 4 do metrô, algo que reduzirá e muito o tempo de viagem e as emissões de gases poluentes. Na zona portuária, foi inaugurado um novo meio de transporte para a cidade, o veículo leve sobre trilhos, que está sendo chamado de “bonde elétrico do século XXI”.


Com todas essas ações, estamos certamente no caminho de uma economia de baixo carbono.


Se inscreva no Youtube, siga no Google Plus e curta a Fanpage do blog no Facebook para ser notificado das últimas postagens e siga também no Twitter.

Comentários

feedburner

Insira seu e-mail para ser avisado sobre novas postagens:

Delivered by FeedBurner

Postagens mais visitadas deste blog

Pegada Hídrica dos Alimentos

Poluição do solo, hídrica, atmosférica, sonora e visual - Os diferentes tipos de poluição que existem

A Invasão das Gigogas no Rio de Janeiro

Os Processos de Resiliência Ambiental e Humana São Similares

Revolução Industrial, a Origem das Emissões