[Aquecimento Global] Gases do Efeito Estufa

O CO2 e o metano (CH4) são os dois principais gases do efeito estufa. A queima do metano libera dióxido de carbono. Caso o metano seja liberado na atmosfera sem que seja queimado previamente, como quando é gerado por aterros sanitários, gado ou manguezais, ele tem efeito de 20 a 25 vezes mais prejudicial que o CO2. 

gases do efeito estufa
O principal gás poluente é o CO2, muito emitido nos
deslocamentos diários por automóveis, ônibus e vans.

Há também outros gases desse tipo não menos importantes e mencionados no Protocolo de Kyoto. O óxido nitroso (N2O), gerado na manufatura de fertilizantes e na combustão, é outro gás poluente. A lista continua com os HFCs - países assinaram um acordo para se eliminar progressivamente esse gás -, usados em aparelhos de ar-condicionado e para a refrigeração em geral; os PFCs, gases alternativos aos HFCs e os hexafluoreto de enxofre (SF6), usados em equipamentos de energia elétrica.   



Mas o grande vilão do clima ainda é o CO2, gerado pelas atividades industriais queimadas e por automóveis. O pior problema desse gás é que seu tempo de decomposição é de mais de 100 anos. Então ele permanece acumulado na atmosfera por 100 anos até que chegue uma nova camada e isso acaba se tornando um ciclo. 

O grande desafio de nosso século é quebrar esse ciclo e escrever uma nova história.

Postagens mais visitadas deste blog

Identificação Civil Nacional (ICN)

Temer entrega ratificação do acordo do clima de Paris na ONU

[Vamos Apoiar] 10 Medidas Contra a Corrupção