Biomas Brasileiros: Amazônia

A Amazônia é um dos biomas brasileiros mais férteis, em termos de favorecimento para vida de espécies, e ricos, em termos de quantidade de fauna e flora. O bioma é fundamental para o equilíbrio ambiental e climático do planeta e a conservação dos recursos hídricos do planeta. 

biomas brasileiros: amazônia
A floresta fornece ar limpo para o mundo todo, portanto, preserve! 

Leia também:

Patrimônio Cultural da Humanidade

É um vasto mundo de águas e florestas, onde as copas das imensas árvores escondem a reprodução, nascimento e morte de mais de um terço das espécies que vivem sobre a Terra. Atualmente, 95% da produção de madeira vem da exploração ilegal e predatória. A solução para isso seria a conscientização, principalmente do setor madeireiro, de que a irresponsabilidade deles causa prejuízo às demais pessoas.



Importância do Bioma

Tamanha é a importância desse bioma para os brasileiros que há um dia exclusivo para a Amazônia. A data foi escolhida como forma de homenagear a criação da Província do Amazonas por D. Pedro II em 1850.

Desmatamento

Muitas vezes, a indústria em geral, na busca cega e irracional por lucros, extrai vários recursos naturais ao mesmo tempo. Isso é lamentável, pois a floresta precisa de um certo período para se regenerar da perda que sofreu. Essa habilidade de se recuperar de um choque é chamada de resiliência e você pode ler um pouco mais a respeito clicando aqui.  

Riqueza Natural

A floresta é tão importante para o Brasil e para o mundo que chega a ganhar o rótulo de pulmão do mundo. Maior reserva natural do mundo e uma das maiores riquezas da humanidade e abrange 9 países, mas apresenta apenas 26%  de sua área em território brasileiro protegida. O fato de ter apenas uma porcentagem de sua área protegida representa uma ameaça para o futuro da floresta. Os danos causados pelas ações antrópicas são muitas vezes irreversíveis e, caso os recursos naturais não sejam extraídos de forma sustentável e inteligente, isso causará um grande desequilíbrio ecológico.


Recursos naturais da Amazônia

  • Madeira;
  • Estoques de borracha; 
  • Castanha; 
  • Peixe
  • Minérios



Benefícios para o mundo

  • Fornecimento de ar limpo; 
  • Berço para milhares de espécies;
  • Influencia direta sobre o regime das chuvas;

Curta a Fanpage do blog no Facebook para ser notificado das últimas postagens e siga também no Twitter.

Comentários

feedburner

Insira seu e-mail para ser avisado sobre novas postagens:

Delivered by FeedBurner

Postagens mais visitadas deste blog

Pegada Hídrica dos Alimentos

Poluição do solo, hídrica, atmosférica, sonora e visual - Os diferentes tipos de poluição que existem

A Invasão das Gigogas no Rio de Janeiro

Os Processos de Resiliência Ambiental e Humana São Similares

Revolução Industrial, a Origem das Emissões