Poluição do Ar Causa Milhares de Mortes Anualmente

Numa avaliação sobre os impactos das mudanças climáticas sobre as crianças, os relatórios da Organização Mundial da Saúde, intitulados "Don't Pollute my Future: The Impact of te Environment on Children's Health" e "Inheriting a Sustainable World" apontam que cerca de 1,7 milhões de crianças (principalmente menores de 5 anos) morrem anualmente devido a fatores relacionados com a poluição do ar. O fato é semelhante com o que ocorre na China, em que há alertas informando a população sobre o grau de poluição atmosférica. 

poluição do ar
População mais afetada é a asiática.

Prevenção de Mortes

Ainda segundo a OMS, mortes poderiam ser evitadas com investimentos em saneamento básico, mobilidade urbana nenos poluente e busca por fontes renováveis de energia. Péssimas condições do ar, água contaminada, falta de saneamento e higiene são apontados como os maiores fatores de risco causadores de mortes ao redor do mundo. As maiores vítimas são crianças menores de 5 anos.



É lamentável que, em pleno século XXI isso ainda acontece. Quando os governantes aprenderão que, a cada R$1 investido em saneamento, R$4 são poupados em saúde? 


Cigarro

Mesmo não sendo considerada poluição atmosférica, outra fumaça que entra em nossos pulmões e causa sérios prejuízos é o cigarro. Mesmo quem não fuma é afetado, são os chamados fumantes passivos. Só de estar perto de alguém fumando, a fumaça já entra nos pulmões das pessoas presentes. Quem fuma com certeza não pensa no próximo.


Consulta Pública


Um projeto de lei que tramita no Congresso Nacional destina ao Fundo Nacional de Saúde (FNS) o dinheiro arrecadado com impostos sobre medicamentos e derivados do tabaco. Para votar na consulta pública, clique aqui.


Efeitos da Poluição Atmosférica no Corpo

As partículas de CO2 quando inaladas por crianças pequenas inibem o bom desenvolvimento do cérebro. Como consequências disso, há o comprometimento da inteligência e concentração.



Curta a Fanpage do blog no Facebook para ser notificado das últimas postagens e siga também no Twitter.

Fonte: OMS

Comentários

feedburner

Insira seu e-mail para ser avisado sobre novas postagens:

Delivered by FeedBurner

Postagens mais visitadas deste blog

Pegada Hídrica dos Alimentos

Poluição do solo, hídrica, atmosférica, sonora e visual - Os diferentes tipos de poluição que existem

A Invasão das Gigogas no Rio de Janeiro

Os Processos de Resiliência Ambiental e Humana São Similares

Revolução Industrial, a Origem das Emissões