O que é Economia de Baixo Carbono?

Sabemos muitas coisas sobre as consequências da quantidade cada vez maior de gases do efeito estufa acumulados na atmosfera, estima-se que esses gases já representam 0,04% do ar que respiramos. Nem precisa falar de como isso impacta negativamente a saúde humana. A boa noticia é que existe um tipo de sistema econômico que se preocupa com isso mas que ainda não é muito difundido no mundo. É a economia de baixo carbono.


economia de baixo carbono
Quanto mais energia limpa é gerada, menos combustível fóssil é utilizado.


Nesse tipo de economia, faz-se uso das tecnologias que trabalham a nosso favor, contribuindo com a preservação do meio ambiente. A principal contribuição dessas tecnologias é a diminuição de emissão de gases do efeito estufa (especialmente o dióxido de carbono, CO2), através da geração de energias limpas com painéis fotovoltaicos e o aquecimento da água com coletores solares. Claro que há também outros tipos de energias limpas como as energias eólica e a biomassa.



coletor solar
Coletor solar aquece a água de maneira natural, ou seja, através do calor do sol.



A maior vantagem é que quanto mais energia limpa é gerada, menos combustível fóssil é necessário é necessário para as atividades humanas.



Já sabemos que os combustíveis fósseis são os maiores vilões para a preservação do planeta e a queima destes libera gases poluentes no meio ambiente. O gás natural (combustível fóssil menos poluente) é o mais utilizado em nosso dia a dia, usado principalmente para acender o fogão para o preparo de alimentos. Porém, no futuro, usaremos energia solar ao invés de gás natural e um cooktop ao invés do fogão tradicional.


cooktop
O cooktop dispensa a utilização de fogo para ser ligado.


Sem dúvida, a economia de baixo carbono será o modelo econômico do futuro.

Postagens mais visitadas deste blog

Identificação Civil Nacional (ICN)

[Mudanças Climáticas] Delegação Brasileira Avalia a COP 22

[Sustentabilidade] Acordo de Kigali