Brasil Terminou 2016 em 79º Lugar no Ranking de Países Mais Corruptos

Segundo o Wikipédia, Corrupção, do latim corrupta, junção das palavras cor (coração) e rupta (quebra, rompimento), é o ato ou efeito de se corromper, oferecer algo para obter vantagem em negociata onde se favorece uma pessoa e se prejudica outra. É tirar vantagem em um "projeto de poder" atribuído. A corrupção é um problema que atinge todos os países do mundo e algo que aconteceu por muitos anos no Brasil acabou fazendo as pessoas acreditarem que isso é normal, mas não é.

corrupção


Leia também:


Por aqui no Brasil, de cada 100 processos envolvendo corrupção, apenas 3 terminam com algum tipo de punição. Com a intenção de combater esse mal endêmico, o Ministério Público propôs as 10 Medidas Contra a Corrupção, porém, durante votação na Câmara dos Deputados, o projeto foi completamente descaracterizado.



Um estudo feito pela ONG Transparência Internacional analisou a percepção da população sobre a corrupção. A Dinamarca ocupa o topo do ranking junto com a Nova Zelândia. Brasil, China e India estão ocupados na 79ª posição. Quanto melhor um país está situado no ranking, menor é a percepção da corrupção pelos cidadãos.


Com o dinheiro roubado, os serviços públicos seriam bem melhores, até os impostos seriam menores. Somente com a aprovação das 10 Medidas é que a corrupção deixará de ser um bom negócio no Brasil.




O quadro do País é alarmante, mas está, aos poucos, acabando. O famoso 'jeitinho' está sendo substituído pela ética profissional - um termo que parece ter sido esquecido ao longo do tempo. A comunicação pode ajudar e muito no combate contra a corrupção e o blog está fazendo sua parte.

Para ler o relatório completo, clique aqui.

Fonte: G1

Comentários

feedburner

Insira seu e-mail para ser avisado sobre novas postagens:

Delivered by FeedBurner

Postagens mais visitadas deste blog

Pegada Hídrica dos Alimentos

Poluição do solo, hídrica, atmosférica, sonora e visual - Os diferentes tipos de poluição que existem

A Invasão das Gigogas no Rio de Janeiro

Os Processos de Resiliência Ambiental e Humana São Similares

Recuperação de Rios Poluídos com Jardins Flutuantes