[Sustentabilidade] Temer Confirma Veto a Incentivo do Carvão Mineral

O presidente Michel temer comunicou nesta quinta-feira (10/11) que vetará o incentivo ao uso do carvão mineral para a geração elétrica, incluída na Medida Provisória 735/2016, aprovada pelo Senado Federal no dia 19 de outubro. A medida vai contra os compromissos ambientais estabelecidos no Acordo de Paris.

carvão mineral
Fábricas movidas a carvão mineral são as que causam pior impacto ao meio ambiente.


O parecer do Ministério do Meio Ambiente enviado à Presidência da República destaca: “o incentivo ao uso do carvão mineral pode colocar em risco o alcance dos compromissos assumidos pelo Brasil e está na contramão da tendência mundial de busca de uma trajetória de desenvolvimento de baixa emissão dos gases do efeito estufa.”

Não é só o agravamento do aquecimento global que preocupa, mas sim porque o carvão é o combustível fóssil mais poluente, e um relatório da Organização Mundial da Saúde estima, que 7 milhões de pessoas morreram anualmente por causas associadas a qualidade do ar. Nesse contexto,a preocupação não seria apenas fatores climáticos, mas também um caso de saúde pública.

A lista de substâncias poluentes prejudiciais à saúde derivadas do carvão são: monóxido de carbono, enxofre, metano, óxidos de nitrogênio, material particulado, mercúrio, dioxinas e furanos.

Hoje em dia, com toda a certeza, há fontes mais eficientes de energia, visto que o carvão brasileiro é o mais poluente e o menos eficiente. De acordo com dados da Empresa Brasileira de Energia do Ministério de Minas e Energia, o uso do carvão não chega a 1% da matriz brasileira. Ambientalistas preocupam-se com a possibilidade de elevar essa porcentagem, caso incentivos ao uso do carvão sejam adotados.

Comentários

feedburner

Insira seu e-mail para ser avisado sobre novas postagens:

Delivered by FeedBurner

Postagens mais visitadas deste blog

Pegada Hídrica dos Alimentos

Poluição do solo, hídrica, atmosférica, sonora e visual - Os diferentes tipos de poluição que existem

A Invasão das Gigogas no Rio de Janeiro

Os Processos de Resiliência Ambiental e Humana São Similares

Revolução Industrial, a Origem das Emissões