[Eleições 2016] Como Foi a Votação

As eleições são de grande importância para a cidadania e fortalecem a democracia. Sob o slogan #seuvotosuavoz, as eleições 2016 ficaram para a história como a que gastou menos dinheiro e teve ruas mais limpas. Ao contrário do que dizem muitos políticos, uma campanha eleitoral com pouco dinheiro e menos tempo só tem vantagens. Ruas mais limpas, candidatos mais empenhados e menos falcatruas com dinheiro de empresas.

eleições 2016
uma democracia plena necessita que todos seus habitantes não abram mão de seu poder de voto.

O principal ponto positivo dessa eleição foi a proibição de doações de empresas aos candidatos, apenas pessoas físicas poderiam doar aos candidatos. Nesse ano, o gasto geral foi R$2.131 bilhões, valor mais enxuto do que as eleições de 2012, quando se gastou R$6,2 bilhões. Aí já viu, campanha mais rica, mais falcatruas, mais santinhos nas ruas, cidade mais suja.

O ponto negativo ficou por conta das abstenções. Como disse, o voto fortalece a democracia. Quanto maior o número de pessoas abrindo mão do voto, teremos uma democracia cada vez mais fraca. No Brasil inteiro, 25 milhões de eleitores não compareceram às urnas nesse primeiro turno, representando 17,58% dos eleitores. Só no rio de Janeiro, 1.189.187 eleitores não compareceram às urnas e 677.434 votaram em branco ou anularam o voto.

Na contramão das notícias ruins, 118.755.019 pessoas exerceram sua cidadania, indo às urnas em todas as cidades do Brasil. No rio de Janeiro, esse número foi 3.708.857 (75,72%).

As pessoas precisam entender que uma democracia plena necessita que todos seus habitantes não abram mão de seu poder de voto.



Por fim, os candidatos Marcelo Crivella (27,78%) e Marcelo Freixo (18,26%) disputarão o segundo turno dia 30 de outubro.

Tenho minha consciência limpa, pois pesquisei sobre meu candidato na internet e sei o bem que ele fez. O que fez seu voto ser consciente?

Postagens mais visitadas deste blog

Identificação Civil Nacional (ICN)

Temer entrega ratificação do acordo do clima de Paris na ONU

[Vamos Apoiar] 10 Medidas Contra a Corrupção