[Data Comemorativa] 71 Anos de ONU

Em 1945, após a Segunda Guerra Mundial, o mundo foi tomado pelo desejo de manter a paz entre as nações. No dia 24 de outubro nasceu a ONU -organização das nações unidas- ou simplesmente Nações Unidas, uma organização intergovernamental criada para promover a cooperação internacional e unir cada vez mais o mundo. O auxílio a refugiados, o combate a insegurança alimentar e a defesa dos direitos humanos são as principais atividades da entidade, mas alem disso, ela realiza um belo trabalho pela sustentabilidade. As nações unidas tem hoje 193 países-membros. A organização tem representação no Brasil desde 1947.

onu objetivos
Objetivos: manter a segurança e a paz mundial, promover os direitos humanos, auxiliar no desenvolvimento econômico, proteger o meio ambiente e prover ajuda humanitária em casos de conflitos armados.


História da ONU
A ONU veio para substituir a ineficiente Liga das Nações, entidade parecida com o que a ONU faz hoje em dia, mas criada em 28 de abril de 1919. Na altura de sua fundação, a ONU tinha 51 estados-membros; hoje são 193. A sua sede está localizada em Manhattan, Nova York, e possui extraterritorialidade. Outros escritórios situam-se em Genebra, Nairóbi e Viena. A organização é financiada com contribuições avaliadas e voluntárias dos países-membros. Seus objetivos incluem manter a segurança e a paz mundial, promover os direitos humanos, auxiliar no desenvolvimento econômico e no progresso social, proteger o meio ambiente e prover ajuda humanitária em casos de fome, desastres naturais e conflitos armados.
Durante a Segunda Guerra, o presidente estadunidense, Franklin D. Roosevelt, começou a discutir a criação de uma agência que sucederia a Liga das Nações, e a Carta das Nações Unidas foi elaborada em uma conferência em abril–junho de 1945; a carta entrou em vigor a 24 de outubro de 1945, e a ONU começou a operar. A sua missão de promover a paz foi complicada nas suas primeiras décadas de existência, por culpa da Guerra Fria, entre Estados Unidos, União Soviética e seus respectivos aliados.

Postagens mais visitadas deste blog

Identificação Civil Nacional (ICN)

[Mudanças Climáticas] Delegação Brasileira Avalia a COP 22

[Sustentabilidade] Acordo de Kigali