Enfim, Inauguração da Linha 4 do Metrô no RJ

Depois de seis longos anos de obra, muita buraqueira pela cidade e muita perturbação, a novela teve um fim. A inauguração oficial da Linha 4 do Metro do RJ aconteceu no sábado (30/07) e contou com a presença do Presidente em exercício Michel Temer. Temer desembarcou na Estação Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, Zona Sul do Rio por volta das 10h33 da manhã. Estiveram presentes também o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, o governador do Rio, Francisco Dornelles e o governador licenciado Luiz Fernando Pezão. 

metro linha 4
Luiz Fernando Pezão é cumprimentado pelo prefeito
Eduardo Paes. (Foto:  Matheus Rodrigues/G1)

Lei também:


A Praça Nossa Senhora da Paz (onde fica a estação) estava com forte aparato de segurança, com vários militares armados. Maior obra de mobilidade urbana da cidade desde os anos 1980, a nova linha terá 16 quilômetros de extensão e 6 novas estações. Mais de 300 mil pessoas serão beneficiadas diariamente por essa expansão da malha metroviária, retirando das ruas 2000 veículos nas horas de maior movimento. 

Nesse primeiro momento, até o fim dos Jogos Olímpicos, só serão permitidas as pessoas que irão assistir às competições olímpicas. O restante da população poderá usar o transporte público a partir de setembro.

Curiosidade
O projeto inicial de uma nova linha de metro foi concebida por engenheiros alemães, passando pelo Méier, na Zona Norte. Prevista para ficar pronta em 1990, só 26 anos depois que começou a sair do papel, com um trajeto completamente diferente, contemplando o trecho entre Ipanema e Barra da Tijuca. As obras fizeram parte do legado em mobilidade urbana deixado pelas Olimpíadas. 

Curta a Fanpage do blog no Facebook para ser notificado das últimas postagens e siga também no Twitter.

Comentários

feedburner

Insira seu e-mail para ser avisado sobre novas postagens:

Delivered by FeedBurner

Postagens mais visitadas deste blog

Pegada Hídrica dos Alimentos

Poluição do solo, hídrica, atmosférica, sonora e visual - Os diferentes tipos de poluição que existem

A Invasão das Gigogas no Rio de Janeiro

Os Processos de Resiliência Ambiental e Humana São Similares

Revolução Industrial, a Origem das Emissões