8 Dicas Simples para Você Reduzir o Consumo de Energia (garantido)

Bem vindo ao blog Educação Ambiental, um blog que incentiva a responsabilidade ambiental em todos nós, com objetivo de criar um meio ambiente mais sustentável para as futuras gerações. Aqui você encontrará dicas de sustentabilidade e notícias sobre o mundo ambiental. Entre e fique à vontade.

Para receber os artigos em sua caixa de entrada, clique aqui e deixe seu e-mail.

A humanidade consome hoje 50% a mais de recursos naturais renováveis do que a Terra é capaz de repor. Só as cidades devoram metade da produção da energia mundial. Nos últimos 10 anos, o consumo de energia elétrica aumentou em 35% no Brasil (o maior foco de consumo são ar condicionado e iluminação), sobrecarregando as redes elétricas. O desperdício de energia no Brasil é tão grande, que separei aqui 7 dicas de como reduzir seu consumo e pagar menos na tarifa de energia no final do mês.

1. Ao sair dos cômodos, apague a luz.
Essa é uma dica tão simples e ouvimos desde pequenos. Nossas mães sempre nos faziam voltar e apagar a luz quando saiamos direto.

apague a luz
Uma dica bem simples: Ao sair dos cômodos, apague a luz.

Leia também:

2. Compre um filtro de linha.
O objetivo desse equipamento é evitar a passagem de altas correntes para os aparelhos conectados e protegê-los de altos picos de energia. Isso é legal também para não queimar o equipamento. Mas também oferece a opção do desligamento de todos os aparelhos com um simples toque no interruptor. Desligue o filtro quando for dormir e só ligue quando realmente for usar o equipamento conectado.

filtro de linha
O uso de um filtro de linha evita o gasto desnecessário de energia.


3. Ao realizar viagens, retire os aparelhos da tomada.
Mesmo desligados, os aparelhos ficam em modo stand by e isso também consome energia no modo de espera. Portanto tire os aparelhos quando for ficar um longo tempo sem usar.

stand by ou modo de espera
Stand by é o termo utilizado para designar o consumo de energia elétrica em modo de espera.


4. Utilize coletor solar.
O coletor esquenta a água do banho por meio do calor do sol e isso dispensa o uso de aquecedores elétricos. Essa dica posso garantir que dá certo, pois tenho um coletor solar aqui em casa.

coletor solar
Ao incidir sobre o coletor solar, este esquenta a água para o banho.

5. Gere energia com um painel fotovoltaico.
Além de gerar sua própria energia através do calor do sol, o excedente da energia produzida será compartilhada entre os demais cidadãos. Em troca, você receberá descontos na tarifa de energia. 

painel fotovoltaico
O Brasil é um país tão ensolarado que chega a ser um desperdício
não usar a energia natural e gratuita provinda do sol.



6. Utilize lampadas de LED. 
A partir do dia 1º de julho de 2016, a venda de lâmpadas  incandescentes foi proibida no Brasil. Já foi tarde, pois eram as que mais consumiam energia e menos iluminavam. Agora, as principais lâmpadas no mercado são as de LED e fluorescentes. Prefira as de LED, pois, apesar de serem um pouco caras, são as que tem maior vida útil, mais iluminam e menos consomem.

Lampadas LED: Maior vida útil, mais iluminam e menos consomem.

8. TVs de LED também consomem menos.
Sim, essas televisões mais modernas, além de apresentarem uma imagem melhor, assim como as lâmpadas de LED, elas consomem menos energia elétrica.

tv LED
Tvs de LED consomem menos.

7. Faça atividades que não envolvam equipamentos elétricos.
Hoje em dia, passamos muito tempo no computador, televisão e Smartphone. Uma bela alternativa é fazer atividades ao ar livre. Caminhadas, prática de esportes, ler um livro.

leitura
Livros são uma ótima companhia e exercitam a mente.

Furto de energia
Além de ser um crime com pena de até oito anos de prisão, o furto de energia é um dos principais causas do desperdício de energia.


Esta foram as dicas que eu separei para vocês. E ai? Tem mais alguma dica para economizar energia e dinheiro? Deixe aqui nos comentários.

Inscreva-se no Youtube, curta a Fanpage do blog no Facebook para ser notificado das últimas postagens, me siga no instagram e siga também no Twitter e no tumblr.


Comentários

feedburner

Insira seu e-mail para ser avisado sobre novas postagens:

Delivered by FeedBurner

Postagens mais visitadas deste blog

Pegada Hídrica dos Alimentos

Poluição do solo, hídrica, atmosférica, sonora e visual - Os diferentes tipos de poluição que existem

A Invasão das Gigogas no Rio de Janeiro

Os Processos de Resiliência Ambiental e Humana São Similares

Revolução Industrial, a Origem das Emissões