[Aquecimento Global] Ilhas no Pacífico Sul Estão Desaparecendo

Um estudo publicado na revista "Environmental Research Letters" examinou 33 territórios das Ilhas Salomão através de imagens aéreas e de satélites durante alguns anos. No artigo, um grupo de cientistas alertam sobre o desaparecimento das cinco ilhas desabitadas do arquipélogo. O pesquisador de origem peruana, que acompanhou de perto esse desaparecimento, classificou como "drástico" esse sumiço ocorrido em poucas décadas. Se você conhece bem a língua inglesa e não tem preguiça de ler um artigo quilométrico, leia na íntegra clicando aqui.


ilhas salomão

 Apesar de não registrarem assentamentos humanos, as ilhas, com dimensões entre 12240 e 48980 metros quadrados, apresentavam uma vasta vegetação. Isso é desesperador, pois essa vegetação abrigava uma enorme biodiversidade, que, agora, terão de migrar para outras regiões ou morrer. Os cálculos apontam uma elevação do nível do mar de 7 até 10 milímetros anuais durante as duas últimas décadas, ritmo bem acelerado em relação a outras regiões e supera a média mundial em três milímetros anuais.

ilhas salomão

Esse fenômeno é atribuído à mudança climática, aquela causada pela atividade humana, que eleva a temperatura, fazendo com que as calotas polares gradualmente derretam e consequentemente aumente o nível da água.


ilhas do pacífico sul
ilha desaparece no meio do oceano (foto: G1)

Lembro, quando pequeno, que minha mãe sempre dizia: "Uma ilha é um pedaço de terra cercado de água por todos os lados." Então, esses pedaços de terra são extremamente vulneráveis por Países insulares são os que mais sofrem com os efeitos do aquecimento global por estarem isolados no meio do oceano.

fonte: G1


Comentários

feedburner

Insira seu e-mail para ser avisado sobre novas postagens:

Delivered by FeedBurner

Postagens mais visitadas deste blog

Pegada Hídrica dos Alimentos

Poluição do solo, hídrica, atmosférica, sonora e visual - Os diferentes tipos de poluição que existem

A Invasão das Gigogas no Rio de Janeiro

Os Processos de Resiliência Ambiental e Humana São Similares

Revolução Industrial, a Origem das Emissões