Armadilhas do Consumismo

O estilo de vida consumista apresenta lados negativos. Nesse texto, apresento três deles. É muito importante distinguirmos nossas necessidades e nossos desejos. Por exemplo, roupa é uma necessidade, pois não podemos sair pelados, isso seria atentado ao pudor. O desejo é uma necessidade moldada por essa sociedade consumista, por exemplo: uma roupa de determinada marca. Ou seja, criamos um desejo a partir de algum comercial que nós vemos na tv, que destaca as belezas de um certo produto. Bom, o importante é saber administrar seu dinheiro e não gastar mais do que pode.

As 3 principais armadilhas do consumismo.

Há pelo menos três armadilhas embutidas no estilo de vida consumista. São eles:
  • OSTENTAR A ABUNDANCIA ONDE HÁ ESCASSEZ
Essa é de natureza ético-moral e nos faz refletir sobre nossos valores. Na sociedade do consumo, os valores predominantes são o egoísmo, o hedonismo e o individualismo. O que importa é o que a pessoa tem e não o que ela é. Não é difícil encontrar, num raio de cem metros ao nosso redor, alguém que passe por privações de ordem material.Você realmente quer viver em uma sociedade assim?

Leia também

  • O CONSUMISMO DESTRÓI
Essa é de natureza ecológica. O consumo favorece a vida, mas o consumismo depreda, devasta e destrói os recursos fundamentais à vida. O sufixo 'ismo' alude a desperdício e excesso e, tudo acontece muito rápido e logo logo sai um novo modelo, ou seja, mais desperdício. De brinquedos à sapatos, tudo o que compramos leva junto pedaços de natureza, levando a um cenário de escassez que, por sua vez, precipita conflito, guerra e disputa.


  • ILUSÃO
A sociedade de consumo também ilude as pessoas que não tem a cabeça no lugar, elas tentam transferir a felicidade para bens materiais. É como se a única satisfação estivesse no ato da compra, depois a sacola fica na prateleira e é esquecida. Rumo à próxima compra! Acumular bens achando não é o caminho para a felicidade. A próxima etapa será fazer fila no consultório do psicanalítico ou se entupir de remédios porque permanece a sensação de vazio existencial.

Postagens mais visitadas deste blog

Identificação Civil Nacional (ICN)

10 Vantagens do Telhado Verde

[Sustentabilidade] Acordo de Kigali