O que representou o desastre de Chernobyl e quais foram suas consequências?

Na noite do dia 26 de abril de 1986, ocorria na Rússia, a maior catástrofe nuclear da história. Na cidade de Pripyat, no norte da Ucrânia Soviética e próximo da fronteira com a Bielorússia Soviética, o reator número 4 explodia, lançando partículas radioativas na atmosfera. Hoje em dia, o local onde ocorreu o desastre se tornou uma cidade fantasma e pode ser visitada como atração turística. A cidade de Pripyat se tornou um símbolo de um desastre que precisa ser lembrado para não se repetir e para chamar a atenção dos perigos das usinas nucleares.

desastre de chernobyl
Desastre de Chernobyl: O pior acidente nuclear da história.


O Desastre

O desastre ocorreu no dia 26 de abril de 1986 na cidade ucraniana de Pripyat. Na usina nuclear de Chernobyl foi realizado um experimento com o reator 4 que acabou saindo do controle, fazendo com que a temperatura do núcleo chegasse a 2000 graus. O impacto da explosão - seguida de um enorme incêndio - levou pelos ares o telhado da usina de 1200 toneladas.

Nuvem de Material Radioativo

Uma grande nuvem de material radioativo - o equivalente a 500 bombas como a de Hiroshima - se espalhou pela atmosfera, cobrindo boa parte da União Soviética e da Europa Ocidental. A fumaça da explosão do reator durou dias e foi espalhada com o auxílio de chuva e vento, por esse motivo é difícil dizer com precisão o número de mortes causadas, pois a radiação continuará ainda por vários anos e muitas mortes ocorrerão por conta disso.

Documentário Sobre o Tema


Gravidade da Tragédia

O desastre é o pior acidente nuclear da história no que se refere a custos para reparação e do numero de mortes resultantes. Para se ter ideia da dimensão destruidora da catástrofe, o desastre de Chernobyl foi classificado como um evento de nível 7 - classificação máxima - na escala internacional de acidentes nucleares.

Escala Internacional de Acidentes Nucleares

o desastre de Chernobyl foi classificado como um evento de nível 7
 - classificação máxima - na escala internacional de acidentes nucleares.

Inscreva-se no Youtube, curta a Fanpage do blog no Facebook para ser notificado das últimas postagens, me siga no instagram e siga também no Twitter e no tumblr.


Comentários

feedburner

Insira seu e-mail para ser avisado sobre novas postagens:

Delivered by FeedBurner

Postagens mais visitadas deste blog

Pegada Hídrica dos Alimentos

Poluição do solo, hídrica, atmosférica, sonora e visual - Os diferentes tipos de poluição que existem

A Invasão das Gigogas no Rio de Janeiro

Os Processos de Resiliência Ambiental e Humana São Similares

Revolução Industrial, a Origem das Emissões