Embalagens Acabarão com os Oceanos e Agravarão a Crise Ambiental

Resíduos plásticos são cada vez mais numerosos nos oceanos. Dados divulgados no Fórum Econômico Mundial de Davos apontam que em 2050, os resíduos plásticos serão mais numerosos que os peixes se nada for feito agora. O estudo foi elaborado pela fundação da navegadora Ellen MacArthur em parceria com a consultoria McKinsey. Tal constatação ameaça não só o planeta como a biodiversidade.

embalagens
Estudos apontam que em 2050, os resíduos plásticos serão
mais numerosos que os peixes se nada for feito agora.

Leia também:



Resíduos Sólidos

"O sistema atual de produção, utilização e descarte de plástico tem efeitos negativos alarmantes: de U$80 a 120 bilhões em embalagens plásticas são perdidas anualmente." informa o comunicado. E adivinha para onde vai essa quantidade toda de plástico...para os mares, prejudicando a vida marinha.

Atualmente, a estimativa é que tenha 1 tonelada de plástico para 5 toneladas de peixe. Com o tempo, os números inverterão. A previsão é que em 2025, a mesma quantidade de plástico seja para apenas 3 toneladas de peixe. Por fim, em 2050, o montante de plástico será mais numeroso.

Mudança nas Embalagens

Segundo especialistas, é preciso urgentemente repensar as embalagens, tanto no material quanto na reciclagem. O ideal seria a busca por alternativas ao petróleo como material de base para sua produção. Lembrando que para se decompor, uma sacola plástica leva em média 100 anos.

" Os modelos de produção e consumo lineares são cada vez mais questionáveis" acredita a navegadora Ellen MacArthur. Ela também defende uma economia circular, em que reutilizemos materiais. O problema é que as grandes empresas criam propagandas enganosas falando que tal embalagem é reciclável quando não é.

No Reino Unido, a legislação já impõe que os comerciantes paguem pelos sacos plásticos como um meio para reduzir sua utilização. As chamadas 'ecobags'  já são populares por lá.


Curta a Fanpage do blog no Facebook para ser notificado das últimas postagens e siga também no Twitter.

Fonte: G1



Comentários

feedburner

Insira seu e-mail para ser avisado sobre novas postagens:

Delivered by FeedBurner

Postagens mais visitadas deste blog

Pegada Hídrica dos Alimentos

Poluição do solo, hídrica, atmosférica, sonora e visual - Os diferentes tipos de poluição que existem

A Invasão das Gigogas no Rio de Janeiro

Os Processos de Resiliência Ambiental e Humana São Similares

Revolução Industrial, a Origem das Emissões