[Sustentabilidade] Seleção do Lixo

Em média, uma pessoa gera 1 kg de lixo diariamente, que, somada a de outras pessoas, formam toneladas de resíduos. Um estudo publicado afirma que daqui a alguns anos, os oceanos terão mais plástico do que peixes.Só na cidade de São Paulo, 9500 toneladas de lixo doméstico são produzidas diariamente, disso tudo apenas 4,9% são reciclados. Um número que poderia ser muito maior se houvesse uma integração entre poder público, empresas privadas e sociedade.
O lixo não é algo que simplesmente deve ser descartado, mas pode
gerar empregos, cidadania, dignidade e sustentar muitas famílias.


Leia também:
O principal coletor de resíduos sólidos na cidade é a prefeitura. No caso do Rio de Janeiro, o serviço é feito pela Comlurb, -Companhia Municipal de Limpeza Urbana - maior organização de limpeza pública da América Latina, que tem a Prefeitura do Rio como sua acionista majoritária.


O Que Você Pode Fazer

Em casa, você não precisa ter todas aquelas embalagens coloridas, basta ter duas lixeiras: 
  • Uma para o lixo reciclável: Embalagens, plástico, papel, latas, etc.
  • Uma para lixo orgânico: Restos de comida, casca de frutas, etc.
beneficios da coleta seletiva

A mentalidade que se deve ter no século XXI e em cidades sustentáveis é que o lixo não é algo que simplesmente deve ser descartado, mas pode gerar empregos, cidadania, dignidade e sustentar muitas famílias. É trágico que ainda temos cenários como esse (clique no link) nos dias de hoje. Quanto mais lixo é separado, mais lixo é reciclado.

Postagens mais visitadas deste blog

Identificação Civil Nacional (ICN)

[Sustentabilidade] Acordo de Kigali

[Acordo de Paris] A Meta Foi Alcançada