Assoreamento

O assoreamento de rios e lagos é um processo natural, mas que pode ser intensificado pelo homem devido aos lixos jogados ou a retirada da vegetação ao seu redor. Cabe à prefeitura fazer a limpeza de seus rios para evitar um transtorno maior. Um trabalho preventivo ajuda a evitar possíveis danos no futuro.  


assoreamento dos rios
Leia também:


O assoreamento ocorre quando o curso das águas são afetados pelo o acúmulo de sedimentos nos leitos dos rios, isso dificulta o fluxo da água, a navegabilidade e o aproveitamento. Atitudes tão simples como a limpeza desses córregos traz tamanho benefício para a sociedade. 


O processo de assoreamento costuma ocorrer da seguinte forma: com as chuvas, o solo é lavado, ou seja, a sua camada superficial é removida, e os sedimentos (partículas de solo e rochas) são transportados por escoamento em direção aos rios, onde são depositados. Quando não há obstáculos para esses sedimentos, função geralmente exercida pela vegetação ao seu redor, uma grande quantidade é depositada no fundo das redes de drenagem.



Postagens mais visitadas deste blog

Identificação Civil Nacional (ICN)

[Mudanças Climáticas] Delegação Brasileira Avalia a COP 22

[Sustentabilidade] Acordo de Kigali